sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

TORTA "TIA ROSANE"


















Oi pessoal, aqui vai uma receita ótima para o fim de semana.Só vou dar um conselho:faça uma travessa bem grande porque vocês vão querer comer toda hora!

INGREDIENTES

4 batatas grandes(10cm mais ou menos)
1 colher(sopa) de manteiga
1 xícara de leite
1 colher(chá) de sal
1 peito de frango desossado
1 colher(sopa) de azeite
1/2 cubo de caldo de galinha
1 envelope de tempero em pó para carnes(aquele que tem glutamato monossódico)
2 colheres(sobremesa) de massa de tomate
1/2 cebola branca picadinha
1/2 pimentão pequeno picadinho
1 tomate picado
10 azeitonas sem caroço picadas

1 copo de requeijão cremoso


PREPARO

Descasque as batatas, pique em cubinhos e coloque para cozinhar só em água.Quando estiverem bem macias, coloque as batatas em um escorredor de macarrão.Nesta mesma panela, ainda quente, coloque a manteiga. Volte com as batatas escorridas e amasse bem com um espremedor de batatas.Junte 1/2 xícara de leite e o sal.Leve ao fogo baixo e mexa com cuidado até engrossar( a medida que mexe o purê fica mais consistente).Coloque mais leite e vá mexendo até obter uma consistência cremosa de purê.Verifique se está bom de sal.Se necessário acrescentar mais sal, coloque junto com um pouco de leite para espalhar bem o tempero.Reserve o purê.
Corte o peito de frango em pequenos cubos e lave bem.Em uma panela, coloque o azeite, junte o frango,o caldo de galinha, o tempero em pó e a massa de tomate.Mexa e tampe a panela.A própria carne solta água,então deixe no fogo baixo e espere cozinhar.Se necessário acrescente um pouco de água.Quando estiver cozida, acrescente a cebola,o pimentão,o tomate,as azeitonas.Deixe com pouquíssimo caldo. Vamos a montagem.
Em uma travessa refratária(que possa ir ao forno), coloque o purê de batatas,alise com as costas de uma colher.Espalhe o molhe de frango por cima do purê.Com uma colher pequena, pegue o requeijão e com a ajuda dos dedos, vá espalhando sobre todo o molho de frango.
Leve ao forno quente até que o requeijão esteja dourado.Sirva com arroz e salada de folhas verdes.
Bom  apetite!

DICAS


Este prato pode ser feito de maneira bem rápida e prática.Em vez de fazer o purê de batatas, pode usar o purê de pacote(siga as instruções da embalagem e acrescente um pouco de manteiga).Você pode usar também o pacote de frango desfiado congelado.É só descongelar e juntar os demais ingredientes e continuar da mesma maneira.
Você pode trocar o frango por bacalhau, fica muito gostosa também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário