domingo, 19 de janeiro de 2014

ARROZ

                                       

Olá pessoal, hoje vamos fazer o prato básico da cozinha brasileira. É fácil mas tem muitas dicas.Esta receita se chama "Arroz de duas águas".

INGREDIENTES

1 xícara de arroz (para duas pessoas)
óleo 
1 colher(sopa) de tempero de alho e sal
água

PREPARO

Coloque o arroz num escorredor de arroz.Coloque água, mexa delicadamente e escorra.Repita este processo 5 vezes.Deixe escorrendo por alguns minutos.
Pegue uma panela pequena, coloque óleo suficiente para cobrir o fundo da panela e junte o arroz.Em fogo médio, refogue o arroz, mexendo sempre para não sapecar o fundo.Quando o arroz estiver meio transparente(ele deixa de ser totalmente branco),coloque água até meio centímetro acima do arroz.Junte o tempero, misture e tampe a panela.Fique atento.Com um garfo,espete o arroz e arrede um pouco para ver se a água está secando.Quando estiver pouquíssima água, desligue o fogo.Destampe a panela e coloque-a na pia para esfriar.Quando estiver totalmente frio, volte ao fogo e coloque água até meio centímetro acima do arroz.Tampe a panela.De vez em quando, espete um garfo em diversos pontos do arroz e balance para lá e para cá.Quando tiver pouquíssima, quase nada de água,desligue o fogo e deixe a panela tampada no fogão.Espere uns 5 minutos, espete o garfo em diversos pontos, balance para lá e para cá; repita mais umas duas vezes.Isto vai garantir que seu arroz fique soltinho.
Agora vamos as dicas.
Quando a panela é grossa, o arroz fica cozinhando por mais tempo depois que se apaga o fogo.Portanto deixe um pouquinho de água antes de desligar para que o fundo não fique queimado.
Nestas panelas inox mais simples, mais finas, coloque um pouco menos de água.
Quando o arroz é novo, cozinha mais rápido.Então necessita de menos água.(mas a gente só fica sabendo depois que faz a primeira vez).
A dica maior que darei é que você adquira uma panela elétrica de arroz(quando puder ou se vai casar, coloque na lista de presentes).Hoje em dia elas estão bem mais baratas do que quando lançaram. Na panela elétrica, coloque um fio de óleo, o arroz lavado, a água, o tempero e ligue a panela.Não precisa refogar.Quando a panela desligar, tire o recipiente com arroz de dentro da panela, coloque sobre o fogão, tampe(arrume uma tampa que seja do tamanho) e deixe descansar um pouco.Faça aquele processo de espetar o garfo e balançar.Isto faz com que seu arroz cresça mais e fique soltinho.Se você deixar o recipiente dentro da panela depois de desligar, como a panela demora esfriar, o fundo do arroz vai ficar queimado. As medidas certas vem em cada panela.Na minha panela elétrica, coloco um nível a mais de água que o recomendado(rende mais e não sapeca o fundo), por exemplo se faço 2 xícaras de arroz, coloco água para 3 xícaras.
Cada marca de arroz requer uma quantidade de água, portanto, teste antes de convidar alguém para experimentar sua comidinha. Se o arroz ficar empapado é porque precisa de menos água; se ficar meio duro é porque precisa de mais água, mas a diferença é sempre um dedinho de água a mais ou a menos.
Quando você acertar com seu arroz, grave o nome para sempre comprar o mesmo.Esta maneira de fazer de duas águas, costuma dar certo com qualquer marca de arroz.
Para servir enformado, como o da foto, pegue uma vasilhinha de servir sobremesa, com a boca larga, unte com azeite, coloque o arroz quente,aperte com as costas da colher.Coloque um prato sobre a vasilha.Com a mão esquerda segure a vasilha, com a mão direita segure o prato bem firme e vire de forma que a vasilha fique em cima do prato.Coloque o prato sobre a bancada e com cuidado, levante a vasilha.Escolha a posição do arroz antes de tirar a vasilha para não ter que mexer depois e desmoronar tudo.
Bom apetite!
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário