sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

BIFE A MODA PRAIANA


















Este é um dos meus pratos favoritos. Além de delicioso, é prático e rápido de fazer. Faça numa frigideira ou panela bonita pois não deve ser passado para uma travessa para não atrapalhar o visual.

INGREDIENTES

4 bifes de boi(alcatra, contra-filé sem gordura, chã de dentro ou patinho)
azeite
1/2 cubo de caldo de galinha
tempero alho e sal ou completo
1 envelope de tempero em pó para carnes
3 batatas médias
1 tomate médio
1 cebola média
1 pimentão pequeno
azeitonas verdes
água

PREPARO

Comece batendo os bifes com o martelinho de carne.Tempere-os com o tempero de alho e sal ou completo.Reserve.Descasque as batatas, lave-as e corte em rodelas de 1 centímetro mais ou menos.Reserve.Lave o tomate, retira a parte de cima e de baixo e corte em rodelas de 1 centímetro também.Reserve.Pegue o pimentão, corte a pontinha de cima e a parte de baixo.Retire as partes brancas internas com uma colher pequena.Lave-os e corte-os em rodelas de mais ou menos 1 centímetro.Agora vamos a montagem.Pegue uma frigideira ou panela grande, larga.Coloque azeite cobrindo o fundo(1 milímetro mais ou menos).Cubra todo o fundo com metade das batatas, por cima dois bifes,metade das rodelas de pimentão,cebola e tomates.Coloque o restante das batatas, dos bifes, pimentões, cebolas e por cima de tudo, os tomates.Regue com azeite(umas 3 colheres(sopa)). Acrescente azeitonas a gosto, de preferência sem caroço.
Junte água(de maneira que fique uns 3 centímetros do fundo).Acrescente o caldo de galinha e o tempero em pó.Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo.De vez em quando, levante um dos lados da panela para que a água se misture bem com os temperos.O tempo de cozimento vai depender da espessura e do tipo de carne do bife.A partir de 15 minutos, de vez em quando, espete um garfo na carne e nas batatas para ver quando estiver pronto.Sirva com arroz branco.

DICA-Esta receita pode ser feita com pedaços de bacalhau dessalgados. Neste caso use azeitonas pretas.
Bom apetite!




Nenhum comentário:

Postar um comentário